MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS

A gestão por processos é baseada na melhoria contínua dos processos críticos da organização, alinhados à visão e às estratégias, focando constantemente nas necessidades dos clientes. Objetiva a tomada de decisão e a execução de ações, com base na medição e análise do desempenho dos resultados dos processos, considerando as informações disponíveis e os riscos identificados.

Ao adotar a gestão por processos, a organização deverá, inicialmente, pensar na melhor forma de fazer o seu negócio, levando em consideração seus processos críticos, procurando identificá-los, mapeá-los, documentá-los, avaliá-los e desenvolver sua melhoria contínua. Esses processos organizacionais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.

O processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que usam entradas para entregar um resultado pretendido. Abaixo, você pode visualizar um exemplo de processo:

POR QUE MAPEAR E MELHORAR PROCESSOS?

  • Para padronizar as atividades para o monitoramento adequado, tornando-as mais efetivas
  • Para auxiliar na implementação de estratégias na empresa
  • Enxergar como os processos e suas interações funcionam para a promoção de melhorias
  • Identificar possíveis gargalos, retrabalho e desperdícios
  • Gerar valor agregado ao cliente
  • Buscar maior interação e visão sistêmica para a organização
  • Reduzir a variabilidade, os custos, os desperdícios, e a ocorrência de riscos evitáveis
  • Aumentar a confiabilidade nos resultados e a satisfação dos clientes

Com a gestão por processos, é possível, ainda, a implementação das estratégias na operação e na disseminação da visão, da missão e dos valores da empresa.