CONSULTORIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS REQUISITOS DA NORMA ONA

A ACREDITAÇÃO ONA

A Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. É voluntária e não tem caráter fiscalizatório.

Trata-se de um método de avaliação sistêmica, que busca promover a segurança do paciente e a qualidade em serviços de saúde, com o estabelecimento de requisitos e padrões para a implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão das organizações. É a comprovação de que sua organização está em conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

O Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) considera que a organização de saúde é um sistema complexo, no qual as estruturas, os processos e os resultados da organização estão interligados de tal forma que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final. No processo de avaliação e na lógica do SBA, não se avalia um setor ou processo isoladamente.

Os padrões da Acreditação ONA são definidos em três níveis de complexidade com princípios específicos: ONA Nível 1 (Segurança), ONA Nível 2 (Gestão Integrada) e ONA Nível 3 (Excelência em Gestão).

POR QUE BUSCAR A ACREDITAÇÃO ONA?

Quando as organizações optam por fazer parte do processo de acreditação, elas escolhem incluir mudanças positivas, como:

  • Implementação de modelo de gestão consolidado
  • Maior interação dos processos
  • Melhor desempenho das atividades
  • Colaboradores mais capacitados e envolvidos
  • Foco em resultados, com dados mais confiáveis e consistentes para a tomada de decisão
  • Melhora no desfecho clínico dos pacientes
  • Maior segurança dos pacientes
  • Maior interação e desenvolvimento dos fornecedores
  • Aumento da produtividade
  • Otimização dos recursos, reduzindo desperdícios
  • Maior satisfação dos pacientes