QUALIFICAÇÃO DA REDE CREDENCIADA DAS OPERADORAS DE SAÚDE
A Resolução Normativa nº 452/2020, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dispõe sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.
O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas em gestão organizacional e em gestão em saúde, de caráter voluntário, realizado por Entidades Acreditadoras, cujo objetivo é a qualificação da prestação dos serviços, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.
O Programa de Acreditação de Operadoras é composto por dimensões, dentre elas está a dimensão 2 que descreve requisitos para a gestão da rede prestadora, com foco na qualificação da rede credenciada para a melhoria da assistência e segurança do paciente.
Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde – a dimensão 2 busca avaliar a gestão da rede assistencial das operadoras, considerando critérios de qualidade para sua conformação, bem como mecanismos de regulação do acesso dos beneficiários.
POR QUE QUALIFICAR A SUA REDE DE PRESTADORES?
- Para desenvolver a rede de prestadores, fornecendo diretrizes para uma melhor assistência com segurança aos pacientes
- Maior satisfação dos beneficiários
- Assegurar o acesso contínuo ao cuidado à saúde, resolutivo e de qualidade, de acordo com o que foi contratado, indicando uma maior organização e eficiência da gestão assistencial pelas operadoras
- Reduzir o risco de processos judiciais por falhas na assistência prestada pela rede credenciada
- Alcançar a Acreditação da operadora de saúde
- Conquistar maior competitividade de mercado